sexta-feira, 27 de maio de 2011

Veja dicas e técnicas para deixar as madeixas como você sempre sonhou

Você sonha em exibir fios lisos, mas os seus são enrolados? Ou, ao contrário, faria de tudo para conseguir ondas à la Gisele Bündchen no lugar de suas madeixas escorridas? Então descubra quais as melhores técnicas para alisar e para cachear os fios, além de dicas para mantê-los sempre bonitos e saudáveis.

Lisos, leves e soltos
Os cabelos lisos continuam liderando a preferência feminina. Para consegui-los, você pode optar pela tradicional escova ou apelar para métodos de alisamento. De acordo com o cabeleireiro Guilherme Cassolari(SP), as modernas técnicas para alisar os cabelos danificam menos os fios.
» Veja técnicas e dicas
para alisar




Cachos e mais cachos
Os cabelos ondulados e cacheados voltaram à moda. Para consegui-los, você pode fazer um permanente e dar adeus aos cabelos lisos para sempre, ou utilizar técnicas caseiras para enrolar os fios temporariamente e virar Gisele Bündchen por um dia. » Confira técnicas e dicas para enrolar

Não está satisfeita com seus cabelos: Veja alqumas dicas.

Já é uma convenção: mulher sempre tem alguma coisa para reclamar em relação ao cabelo. Às vezes, é pura frescura. Mas tem horas que existe mesmo um problema que estraga o visual e incomoda a cada olhada no espelho. Nossa sugestão é que você faça um check-up para detectar aquilo que não está legal. Não sabe por onde começar? Então conte com a nossa lista. Nela, você encontrará os dramas e as soluções para cada problema.

Pontas Bifurcadas
Suas causas podem ser inúmeras: uso excessivo de produtos químicos, como tinturas e alisamentos, exposição solar e ressecamento. Tudo isso, aliado à falta de cuidados diários, deixam os fios desprotegidos, frágeis e, assim, com as temidas pontas duplas (quando não, triplas!).

Blitz caseira: A primeira medida é tentar evitar que elas apareçam. Para isso, use condicionadores sem enxágüe ou reparadores de pontas diariamente. Assim, as pontinhas ficarão protegidas e as melenas, muito mais saudáveis. Também faz parte do tratamento caseiro a hidratação mensal com máscaras de tratamento e o filtro solar para o cabelo.

Blitz profissional: A primeira medida é cortar as pontas a cada dois meses para que ganhem força e mandar embora aquilo que está mal tratado. Agora, uma vez instalado o problema, a cauterização capilar pode ser muito útil, pois o tratamento sela o fio danificado e o resultado dura cerca de três meses. Outra opção é a nanoqueratinização. "Esse procedimento é feito com um equipamento que libera nanopartículas de queratina que penetram nas fissuras e evitam a quebra do fio", explica hairstylist Robson Trindade, do Red Door Salon and Spa (SP). Se o caso for mais grave, só mesmo um corte radical resolve.

Cabelo Ouriço do Mar
Aquele frizz no topo da cabeça é capaz de destruir qualquer visual. "Cabelo com excesso de sal ganham esse aspecto", explica Robson Trindade. Outra razão para o surgimento do frizz é a falta de maleabilidade. Por isso, arme-se com produtos sem sal e hidratantes poderosos.

Blitz caseira: A melhor solução para se tomar em casa é adotar xampus à base de extrato botânico sem sal. Já para tornar os fios mais maleáveis, é preciso combater o resssecamento excessivo com máscaras de tratamento para hidratar e condicionadores sem enxágüe para proteger. As linhas anti-frizz também são ótimas aliadas.

Blitz profissional: Você pode optar pelo Soft Brush, um sistema de escova reparadora que deixa os fios mais lisos e hidratados, retirando o arrepiado. Depois de lavar o cabelo, espalha-se um componente bioativo associado a uma máscara capilar com formulação semelhante a dos fios. Dessa forma, são depositados no interior da fibra capilar os componentes hidrolisados que fortificam e corrigem as imperfeições do cabelo. Recomenda-se duas aplicações, com intervalos de quatro dias. O resultado chega a durar até 20 dias.

Madeixas Emaranhadas
Cabelo ressecado, com cutículas abertas e frágeis, costuma embaraçar facilmente, pois estão ressecados e menos maleáveis. Geralmente, essas são características típicas de fios que tiveram sua estrutura alterada pela ação química.

Blitz caseira: A solução, mais uma vez, é deixá-lo macio com a ajuda da hidratação. Escolha produtos à base de queratina, que encapam os fios, dão força e resistência. "Uma gotinha de leave-in, após lavar o cabelo ajuda a desembaraçar sem pesar", explica o hairstylist Paulo César Schettini, do Self (SP).

Blitz profissional: No salão, o expert Robson Trindade dá a dica: "Geralmente, o estado deste cabelo são escamas invertidas. Então, fazemos o Desintoxi, tratamento que tira o excesso de química dos fios saturados e faz com que as cutículas voltem suavemente ao local, sem se partir". O melhor é que esse procedimento é bem rápido para ser realizado: após espalhar o Eliminator 8, da Rush, sobre toda a cabeleira, basta aguardar de quatro a oito minutinhos para ele fazer ação e depois ser removido com lavagem.


Cabeleira Sem Vida
Esse mal pode ser conseqüência do excesso de química, exposição aos agentes externos (sol, vento e poluição) ou uso excessivo de secadores e chapinha, que deixam os fios ressecados e porosos.

Blitz caseira: Aqui, os salvadores são os produtos à base de silicone, que hidratam, fecham as escamas e aumentam o brilho. Uma dica de especialista é uma ducha de água fria no final do banho para esse mesmo propósito. "Se você não quiser tomar uma chuveirada gelada, use os sprays específicos para potencializar o brilho", lembra Schettini.

Blitz profissional: Uma boa pedida é o STAR, tratamento capaz de deixar a cabeleira mais brilhante do que as estrelas. Essa técnica é eficiente porque é um sistema termoativado de revitalização, à base de proteínas e aminoácidos. Seu processo reconstrói e nutre as fibras capilares, ao mesmo tempo em que funciona como umectante. O procedimento deve ser feito a cada 15 dias. "Já na primeira aplicação, é possível ver o resultado. O cabelo não fica com aspecto pesado e fica completamente maleável e sedoso", diz o terapeuta capilar Cícero Lima, do L´Atelier di Bellezza Prima Qualitá (RJ).

Melenas Paralisadas
Madeixas sem movimento sofrem desse mal por serem pesadas demais, geralmente pela saturação de produtos ou excesso de oleosidade no couro cabeludo.

Blitz caseira: O primeiro passo é usar xampu anti-resíduos uma vez por semana para remover as impurezas e os resquícios deixados pelos cosméticos. As máscaras de hidratação para cabelos secos também devem entrar em ação a cada quinze dias para repor os nutrientes na medida certa. Já para o combate da oleosidade, evite passar a mão a todo instante nas madeixas, pois isso ajuda a espalhar o sebo por todo o fio, deixando-o ainda mais pesado.

Blitz profissional: "A Cauterização Capilar é ótima para deixar os fios soltinhos. Através dela conseguimos equilibrar o pH dos fios e repor a queratina que faltava", explica o hairstylist Theo de Souza, do Theo Fashion Hair (SP). Esse tratamento é à base de queratina e consegue selar as pontas, dar elasticidade e realçar o brilho dos fios. As aplicações no primeiro mês devem ser feitas semanalmente, depois a cada 15 dias e quando os fios já estiverem recuperados, uma vez por mês.
Revista Cabelos & Cosméticos.

Total de visualizações de página